O corrompimento de dados vindos de um ataque cibernético, como o ransomware, é uma situação tão indesejada quanto perigosa. Afinal, estamos tratando de dados, um ativo empresarial de alto valor.
Em casos como esse, a resiliência cibernética foi falha. Pois, em qualquer cenário de ameaça aos dados, as empresas devem ser capazes de restaurar sua posição a partir de cópias imutáveis e recuperação rápida, voltando a operar com normalidade.
Os riscos de uma situação como essa podem ser calculados, e as soluções devem fazer parte da rotina operacional da TI. Dessa forma, a estrutura de armazenamento ocupa um lugar central para se alcançar a resiliência cibernética, uma vez que é a verdadeira guardiã dos dados.
Resiliência cibernética de alto desempenho
O armazenamento à prova de adulteração é uma das últimas barreiras de proteção de dados. Afinal, ele é quem fornece a base do restauro, mantendo a promessa de normalidade das operações após um evento de violação de segurança.
A ameaça de corrompimento de dados vinda do ransomware deve ir além das tradicionais ferramentas de backup e recuperação de desastres. Os modernos hardwares de armazenamento já conseguem elaborar cópias para o restauro a partir de recursos do armazenamento juntamente com outros processos operacionais.
Isso adiciona uma camada a mais na segurança dos dados, muito importante em um cenário de desenvolvimento de ataques sofisticados. É uma arquitetura que consegue reiniciar aplicações com velocidade após a detecção das ameaças e das respostas dadas.
O IBM FlashSystem
Além de ser uma das séries de hardwares de armazenamento de maior desempenho do mercado, muito por conta da sua arquitetura acelerada por memória não-volátil (NVMe), o IBM FlashSystem também tem sobressaído nas questões de resiliência cibernética.
Contando com a tecnologia IBM Flash Core Module (FCM), eles podem ser essenciais para criar uma abordagem de resiliência mais flexível, que alie desempenho a eficiência de custo e entregue, no final de uma cadeia de eventos, a redução significativa dos riscos e a consequente diminuição das interrupções ocasionadas por ataques como o ransomware.
As soluções de armazenamento também evoluíram tendo em vista o seu papel na segurança dos dados. Manter a imutabilidade para possibilitar uma recuperação rápida e eficiente é uma realidade possibilitada por tecnologias do IBM Storage.
Protegendo os dados contra o ransomware
Dados são alvos constantes de ataques. Logo, protegê-los deve ser prioridade número um das empresas comprometidas com o próprio futuro. Contudo, o ransomware está cada vez mais sofisticado, usando táticas de ataques que desafiam os sistemas de segurança.
Não se trata apenas de desenvolver tecnologia, mas de mudar toda uma cultura, inserindo no comportamento dos usuários as boas práticas, alertando sobre as formas de ataque e, claro, garantindo o direito de empresas e pessoas a serem únicas manipuladoras dos seus dados.
Para se proteger de ataques do ransomware, é preciso investir em tecnologias que detectem e alertem sobre os ataques, soluções que bloqueiem as tentativas de invasão dos cibercriminosos e métodos de duplicação de dados e restauros eficientes. Esta é a base para a construção da resiliência cibernética, que tem na estrutura de armazenamento um local crítico de ação.
Ou seja, o investimento em infraestrutura, além de impulsionar o alto desempenho da TI, também é garantidor de boas práticas de segurança.
A Cronos Tech está à sua disposição para integrar tecnologia moderna de armazenamento na sua TI e perseguir a verdadeira resiliência cibernética do seu negócio.
